
quarta-feira, 29 de abril de 2009
We sailed away on a Winter's day...
"Dedication" é o nome de um filme. Não sei como acaba porque ainda só vou a meio.
E suspeito que vou demorar muito tempo até saber como acaba.
Vou demorar porque não consigo passar do meio.
Algo me prende ao escuro de um planetário, ao momento em que, na falta da praia e do céu estrelado, a ilustradora busca no céu do planetário a inspiração.
E o momento enche-se com esta pérola que nos afaga os ouvidos.
A cantora chama-se Joanna Newsom, nasceu na California e toca harpa. Já actuou em Portugal.
O video não é grande coisa, mas é o que tem o melhor som.
O filme chama-se Dedication e a música nem sequer consta da banda sonora oficial.
Dedication - não é um grande filme, mas é um filme bonito. Pelo menos até ao meio...
terça-feira, 28 de abril de 2009
Da censura

segunda-feira, 27 de abril de 2009
Ainda o carnaval

sexta-feira, 24 de abril de 2009
Esta indecisão mata-me
Amanhã é dia 25 de Abril, data maior da democracia portuguesa.
Por cá temos duas comemorações: a oficial que inclui uma sessão solene da Assembleia Municipal e mais alguns actos simbólicos (incluindo a Floribela que bem ber a bola) e a do partido comunista que inclui porco no espeto e vinho (certamente bom) no Canedo.
Não fui convidado para uma nem para a outra, mas sinto-me menos inibido para pedir pão que para pedir cultura.
Se calhar vou ao Canedo.
E tenho a certeza que serei muito bem recebido.
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Pillow fight

Nem este escapa!
Do pitrol

quarta-feira, 22 de abril de 2009
Train gran viteeessssssseeeeeee
Olho vivo
segunda-feira, 20 de abril de 2009
E o Palace do Bussaco?
"O Palace Hotel de Seteais, hoje inaugurado, é o resultado de uma profunda intervenção de conservação, reabilitação e restauro, incluindo redes de infra-estruturas e outros elementos construtivos e decorativos, mobiliário, instalações sanitárias, quartos, áreas públicas e espaços exteriores, levada a cabo pela Sociedade Hotel Tivoli e viabilizada, economicamente, pelo Turismo de Portugal.
“As obras realizadas mostravam-se indispensáveis para a recuperação e valorização de um imóvel que constitui património classificado e que se encontrava bastante degradado, garantindo-se deste modo a continuidade da exploração do Palace Hotel de Seteais com padrões de qualidade consentâneos com a sua classificação de cinco estrelas”, refere um comunicado do Turismo de Portugal.
Esta intervenção foi viabilizada economicamente por esta entidade ao contratualizar, em Março de 2008, com a Sociedade Hotel Tivoli, a prorrogação da concessão até 31/12/2023, permitindo desse modo que o capital investido nas obras, que ascende a cerca de 6,5 milhões de euros, seja amortizado em 60 por cento, sendo o remanescente da responsabilidade do Estado.
Segundo o mesmo comunicado “o Estado assegurou assim, sem encargos directos, a preservação do património nacional e de interesse público e a qualificação da oferta turística nacional, garantindo o interesse dos investidores privados. No final da concessão, o capital investido que, eventualmente, ainda não esteja amortizado, constituirá encargo do novo concessionário, nos termos do contrato a celebrar”.
Entretanto, o Palace Hotel de Seteais vai passar para a tutela da sociedade Monte da Lua - Parques de Sintra, S.A., uma alteração que, segundo o Turismo de Portugal, tem como objectivo “valorizar este imóvel e proporcionar uma melhor exploração integrada das valências turísticas, patrimoniais e naturais de Sintra”.
domingo, 19 de abril de 2009
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Musicól

Enquanto esperamos, podemos ir hoje à noite ao Salão Brazil, emblemática sala da Baixinha de Coimbra para ouvir os "The Guys From the Caravan" que já tiveram direito a post neste modesto magazine (http://chacomporradas.blogspot.com/2009/04/ladies-and-gentlemen.html). É às onze e custa cinco aereos por cabeça.
Para os mais afortunados, se ainda houver bilhetes, os sons delirantes do Emir Kusturica e da sua fabulástica "No Smoking Orchestra" podem ouvir-se no Porto, no Rosa Mota.
Pela parte que me toca terei que me contentar com os Homens da Luta e as suas baladas em mais um jantar do Bloco de Esquerda, com a presença de Ana Drago e Francisco Louçã, que acolho com prazer, pela terceira ou quarta vez, no meu humilde local de trabalho. Espero que corresponda às suas expectativas, para que continuem a voltar. Registo, com óbvio pesar, a ausência de Joana Amaral Dias que sempre compunha a sala...
A suspeição do Leão

quinta-feira, 16 de abril de 2009
Isto é só um suponhamos...

terça-feira, 14 de abril de 2009
Oportunidade

sexta-feira, 10 de abril de 2009
Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.
.jpg)
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Laços

Bélgica II

Bélgica I

sexta-feira, 3 de abril de 2009
Os gloriosos malucos
Até me vieram as lágrimas aos olhos...
Muito obrigado ao meu amigo Jorge Costa pelo link.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Eu já assinei

A legislação tem que criar mecanismos administrativos e judiciais, desburocratizados, efectivos e atempados de responsabilização dos pais e encarregados de educação em casos de indisciplina escolar, absentismo e abandono, modificando a lei que consagra o Estatuto do Aluno e outras leis conexas, disse à Lusa Luís Braga, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Darque e autor do texto.
Este professor de história escreveu um texto a que chamou "Petição pela responsabilização efectiva das famílias nos casos de absentismo, abandono e indisciplina escolar", disponível em www.peticao.com.pt/responsabilizacao.
Em dois dias, recolheu quase 1000 assinaturas. O objectivo é reunir quatro mil para obrigar a Assembleia da República a discutir a questão em plenário. Na prática, o que defendo é que os encarregados de educação têm de ser responsabilizados pela educação ou não educação dos alunos, disse o docente.
Os mecanismos criados devem traduzir-se em medidas sancionatórias às famílias negligentes, como multas, retirada de prestações sociais e, no limite, efeitos sobre o exercício das responsabilidades parentais, como é próprio de uma situação que afecta direitos fundamentais de pessoas dependentes, salienta a moção.
Actualmente, a única coisa que um professor pode fazer se um aluno faltar sucessivamente é um teste de recuperação para avaliar as dificuldades da criança e isto não é nada, disse Luís Braga.
A petição colheu já assinaturas de pessoas que, para além do nome, escrevem diversos comentários. Sou mãe e exijo que os meus direitos sejam assegurados e a educação passa pela família, são alguns dos recados deixados pelos peticionários.
No momento presente, as faltas e actos de indisciplina são pouco eficazmente sancionados, tendo-se optado por medidas de tipo pedagógico, com fortes entraves burocráticos e com pouca eficácia junto dos agentes dos actos em causa, refere a petição.»