domingo, 28 de março de 2010

do carisma


Sempre guardei uma razoável e higiénica distância para com a famigerada disciplina de educação física. Pelo facto de ser um aluno bastante razoável às disciplinas teóricas e porque, apesar de tosco, ainda me esforçava por não parecer completamente inútil, cheguei a ter um quatro no ciclo preparatório. Ou por isso ou porque a professora Rosa Branca tinha (e tem) uma inteligência superior e conseguiu ver em mim o atleta que nunca ninguém viu, incluindo eu próprio.
Do preâmbulo se infere a minha relação paralela com o esforço. Que aliás perdura.
Quando cheguei ao liceu, a situação permanecia estável. Agravada pelo facto de que já não éramos meninos e porque a audiência era muito maior e menos compreensiva que no ciclo preparatório.
Nessa época remota, para muitos considerada hoje diabólica, era um dado adquirido que existiam diferenças de forma e de substância entre professores e alunos. Não era raro ouvirem-se histórias de professores carismáticos -uns temíveis porque intragáveis ou simplesmente maus, outros temerários porque despertavam sentimentos de admiração junto dos alunos - é verdade, houve tempos em que os alunos sentiam pelos professores coisas mais profundas que mero desprezo.
Entre os temíveis, contava-se o famigerado prof Marieiro (penso que se escreve assim), o diabo da matemática, que nunca tive o desprazer de enfrentar e de quem ainda hoje não sei se era mau ou simplesmente incompetente.
Do lado dos temerários, brilhava na educação física o prof Simões, professor competentíssimo, homem com visão de futuro, dotes de liderança, grande empenhamento e profunda compreensão do género humano.
Foi um privilégio ser seu aluno no nono ano.
Morreu nesta semana que hoje termina e o chacomporradas não poderia deixar de lhe prestar a sua homenagem.

3 comentários:

  1. Conheci-o enquanto exercia as suas funções no GDM. Um conhecimento superficial, mas com admiração. Qualquer miúdo via as pessoas do seu clube com admiração, e eram os ídolos que na altura tinham uma abrangência universal.
    Há uns tempos passei a ser seu vizinho e frequntávamos o mesmo café! Apesar das poucas conversas, pareceu-me sempre um bom Homem, com uma personalidade muito agradável e com um bom Carácter!
    Associo-me à tua homenagem!!!

    ResponderEliminar
  2. Também eu me associo à tua homenagem, fui sua aluna no 8º e 9º anos, conseguiu que eu conseguisse saltar o cavalo, proesa que até a esta altura nunca tinha sido capaz. Bem haja professor Simões pela compreensão, simpatia e paciência que dispendeu a todos os seus alunos. eu até consegui gostar de Educação Física.

    ResponderEliminar
  3. Um professor que era amigo dos seus alunos. Gostava de dar aulas, o que hoje que vai sendo cada vez mais raro. Aqui fica a minha homenagem.

    ResponderEliminar