domingo, 8 de julho de 2012

da Caridadezinha


O Lions Clube da Mealhada (Lions mesmo, não é o núcleo Sportinguista) faz um trabalho inestimável no apoio aos mais carenciados.
Um dos seus mais efectivos programas prende-se com o apoio na compra de material escolar destinado a crianças de famílias sem posses ou a passar momentos complicados, situação cada vez mais comum, mesmo no nosso concelho que felizmente nem é dos mais assolados pelo flagelo do desemprego.
O programa está aberto a quem queira participar, Lions e não Lions, e resume-se a um apoio pecuniário de cerca de cento e cinquenta euros (não tenho a certeza do valor correcto), quantia que permite apadrinhar um estudante. O dinheiro é utilizado directamente na compra de livros e outro material e o seu valor será à partida suficiente para garantir todo um ano lectivo.
Infelizmente, e porque não há almoços de borla, o organismo vê-se obrigado a organizar um lanchezinho onde patrocinadores e patrocinados acabam por se conhecer de modo a não ser perdido de vista o facto de que alguém está a dar alguma coisa a alguém.
Os patrocinados não se sentem humilhados porque quem precisa não pode dar-se a esses luxos e os patrocinadores acabam por exibir a sua bondade, sentindo-se com isso mais próximos de garantir a entrada no restrito reino dos céus.
Consta até que levam os rebentos com o intuito de lhes enrijecer a personalidade, benefício que advém do facto de conviverem com os pobrezinhos. No final, em casa, sulfatam-nos com remédio contra as pulgas e ficam como novos. Sempre fica mais barato que ir ao Badoca Park.
Para tornar a coisa ainda mais surreal, contaram-me um dia destes que há quem se tenha inscrito no programa do lado dos "caridosos" e que, com o processo já em adiantado movimento, se tenha "esquecido" de dar os trinta contos.
Recusaram-se a contar-me quem foi, mas se o objectivo era a conquista do tal lugar no céu, isso é de somenos importância: convém é terem em conta os relapsos que aparentemente lá em cima a base de dados é muito completa e que por lá tudo se sabe.

3 comentários:

  1. Quase faz lembrar situações ouvidas de convidados que vão a casamentos, todos "aperaltados" e entregam aos noivos um envelope em ... "branco"!!!
    Parece estar muito na moda!

    ResponderEliminar
  2. A caridadezinha é lamentável. Dar é a melhor forma de receber, dizem (desde que se dê com total desapego). Mas dar com a intenção de receber algo em troca (nem que seja uma simples e íntima sensação de contentamento), é muito feio - diria mesmo: é execrável.

    ResponderEliminar
  3. O programa tem valor mas as criticas não podem ficar só de um lado...
    Já houve um ano em que participei como "voluntária à força". Telefonaram-me a pedir a minha contribuição mas como estava no estrangeiro pedi para me ligarem uns dias depois para perceber melhor do que se tratava. Nunca mais me ligaram...mas inscreveram o meu nome na lista de "dadores".
    Fui surpreendida no final do projecto (fim do ano escolar) por um telefone da presidente a convidar-me para o tal lanche e a solicitar o pagamento da contribuição com que "eu me tinha comprometido" ?!!
    Contribui com o valor estipulado porque aparentemente tinha havido uma criança a usufruir do meu donativo o ano inteiro mas o procedimento não foi o correcto e fiz questão de o dizer ao Lions na pessoa da sua presidente (na altura, não sei se é a mesma).
    Ah! E não fui ao lanche porque efectivamente a esse respeito tens toda a razão!

    ResponderEliminar