quinta-feira, 23 de abril de 2009

Do pitrol


Com o seu ar de Calimero, o jornalista da SIC Notícias José Gomes Ferreira, é hoje um dos mais interessantes entrevistadores quando se trata de temas económicos. Utiliza, tal como Camilo Lourenço, uma linguagem que toda a gente compreende e não se coíbe de fazer (e insistir) as perguntas mais importantes e às vezes mais incómodas, sempre com aquele ar de quem está a pedir desculpa a Deus e a todo o mundo. É fácil gostar-se do seu estilo.
Por isso e porque os convidados são habitualmente pessoas interessantíssimas, raramente perco os "Negócios da Semana" à quarta-feira à noite.
Ontem falou-se de combustíveis.
Fiquei a saber duas coisas muito importantes:

1.Os preços dos combustíveis sobem depressa e descem devagar porque, por motivos de marketing, não sobem tanto como deveriam e por isso demoram mais tempo a descer para irem recuperar o que perdem por não subir tanto como deviam.
Até eu percebi o quê, mas subsiste a dúvida: porquê?
Se acompanhassem em tempo real as subidas e as descidas da matéria-prima, o consumidor estaria mais informado e deixaria de pensar que anda a ser roubado.

2.Nos últimos anos tem-se agravado o custo da refinação em Portugal. Pelo que julgo ter percebido, neste momento há uma diferença de cerca de cinco euros por barril entre a média de custo portuguesa e o custo em Roterdão. A justificação para isso reside, alegadamente, no facto das nossas instalações estarem ultrapassadas. Quase obsoletas face às necessidades dos tempos modernos.
Mas então, pergunto eu! A refinação em Portugal é monopólio da Galp Energia. A Galp Energia tem apresentado lucros fabulosos que utiliza (bem) na busca de novos fornecimentos mas também a remunerar os seus accionistas e (regiamente) os seus quadros.
Não seria mais sensato que alguem se tivesse já lembrado que a modernização pode ser uma mais-valia?
É que enquanto o consumidor pagar todas estas facturas, não há motivação para investimentos que demoram a dar resultados.
Pelo meio temos o Estado Português que não parece muito interessado em defender o Zé Povo (e nem sequer estou a falar dos impostos).

1 comentário:

  1. [url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
    [b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
    Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
    [b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

    ResponderEliminar