segunda-feira, 20 de abril de 2009

E o Palace do Bussaco?

(Foto roubada - por uma boa causa - ao blogue amoteluso)

"O Palace Hotel de Seteais, hoje inaugurado, é o resultado de uma profunda intervenção de conservação, reabilitação e restauro, incluindo redes de infra-estruturas e outros elementos construtivos e decorativos, mobiliário, instalações sanitárias, quartos, áreas públicas e espaços exteriores, levada a cabo pela Sociedade Hotel Tivoli e viabilizada, economicamente, pelo Turismo de Portugal.
“As obras realizadas mostravam-se indispensáveis para a recuperação e valorização de um imóvel que constitui património classificado e que se encontrava bastante degradado, garantindo-se deste modo a continuidade da exploração do Palace Hotel de Seteais com padrões de qualidade consentâneos com a sua classificação de cinco estrelas”, refere um comunicado do Turismo de Portugal.
Esta intervenção foi viabilizada economicamente por esta entidade ao contratualizar, em Março de 2008, com a Sociedade Hotel Tivoli, a prorrogação da concessão até 31/12/2023, permitindo desse modo que o capital investido nas obras, que ascende a cerca de 6,5 milhões de euros, seja amortizado em 60 por cento, sendo o remanescente da responsabilidade do Estado.
Segundo o mesmo comunicado “o Estado assegurou assim, sem encargos directos, a preservação do património nacional e de interesse público e a qualificação da oferta turística nacional, garantindo o interesse dos investidores privados. No final da concessão, o capital investido que, eventualmente, ainda não esteja amortizado, constituirá encargo do novo concessionário, nos termos do contrato a celebrar”.
Entretanto, o Palace Hotel de Seteais vai passar para a tutela da sociedade Monte da Lua - Parques de Sintra, S.A., uma alteração que, segundo o Turismo de Portugal, tem como objectivo “valorizar este imóvel e proporcionar uma melhor exploração integrada das valências turísticas, patrimoniais e naturais de Sintra”.

Ambitur, 2009.04.17

11 comentários:

  1. Este texto tem o seu quê...Como é obvio o palce do bussaco é um monumento fantástico no local errado...quando as gentes concelhias lhe derem o real valor será ainda mais bonito!! É de salientar a falta de interacção da estrutura educativa que não aproveita este monumento para ensinar historia aos mais pequenos com visitas, passeios, etc...O palace é usado apenas pela classe alta para jantares acima de 50 euros por cabeça...

    ResponderEliminar
  2. Só um homem com a visão do Carbalheira e com os seus estudos pode levar o Bussaco para a Mealhada.

    ResponderEliminar
  3. esse senhor muito menos porque de arte e historia deve perceber o mesmo que o caro anónimo...

    ResponderEliminar
  4. Quem esteve hoje com o Carvalheira pôde observar a sua filicidade. Andava a distribuir uma cópia do Jornal da Mealhada onde um jovem médico falava bem dele. Não é caso para menos já que foi o primeiro até hoje a fazer referências positivas a seu respeito. O que já não é normal e não abona muito a favor do Jornal é Carvalheira ter na sua posse, antes do Jornal sair, cópias dos textos a serem publicados. Demonstra o controlo e a parcialidade do Jornal em relação ao candidato. Outra coisa anormal é o facto dos candidatos do PSD terem quase todos uma ligação ao Hospital e ao Sr João Peres.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Alguém quer 50 euros para ir comer ao Palace?
    Sempre podeiam tirar uma foto junto à coluna que está na foto.
    Podia ser que caisse...

    ResponderEliminar
  7. Já vi que o meu comemtario foi removido. Peço desculpa mas ao ler os blogues dos seus colegas a lingua solta-se...é contagioso!!!!

    ResponderEliminar
  8. Alguém vir por aí o cachopo em corpo de adulto?

    ResponderEliminar