sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Temos a porca nas couves


Segundo me contaram hoje, o Bloco de Esquerda vai apresentar uma candidatura à Câmara Municipal da Mealhada.
Mais uma dor de cabeça para César Carvalheira juntar às outras.
Ao contrário do que seria credível supor, uma candidatura do BE na Mealhada prejudica mais o PSD que o PS.
Senão vejamos.
O eleitorado do BE compõe-se habitualmente por trotskistas meio bolorentos, por intelectuais convencidos urbanos de esquerda, por habitantes das grandes cidades que não se espelham neste PS (no governo) que virou à direita e que abominam o PCP (que não há meio de virar para lado nenhum) e fora dos maiores meios urbanos, essencialmente por jovens que consideram o bloco "cool".
Basta trabalhar um bocadito para ver que na Mealhada, o PSD tem crescido quase exclusivamente nas mesas de voto de número alto. Precisamente naquelas onde os eleitores são mais jovens.
Esses jovens, se calhar porque a JSD tem feito trabalho, se calhar porque a JSD é a única força partidária juvenil do concelho, se calhar porque o Gonçalo tem cara de miúdo, se calhar porque apenas querem demonstrar descontentamento, ultimamente têm votado no PSD. Agora sentirão que já não precisam de o fazer.
E ainda falta falar dos abstencionistas.

4 comentários:

  1. Quantos votos são precisos para eleger um vereador?
    Quantos votos é que o bloco teve nas europeias?

    ResponderEliminar
  2. Os votos das europeias eram suficientes mas para isso precisavam de ter um candidato forte. E isso parece uma missão impossível. Carvalheira vai limitar-se ao eleitorado fixo. Ninguém se revê no seu perfil. É sabido que não é um homem preparado nem dialogante. São conhecidos os seus interesses nos negócios que não deve querer terminar. É conhecida a influência que Peres exerce sobre ele. É conhecida a sua deslealdade. É conhecido o seu estilo arrogante e bruto. É sabido que se não for o Canilho a escrever-lhe as respostas e os comunicados que da sua cabeça nada sai. Por tudo isto o PSD vai ter um resultado humilhante. E ainda tem a sorte de ter o Felgueiras.

    ResponderEliminar
  3. Os jovens já não precisam de votar no PSD desde que não sejam funcionários da SCM da Mealhada.

    ResponderEliminar
  4. Ora cá está uma análise do Pedro com a qual eu não concordo,mas não caio na patetice de desmerecer, como é hábito na nossa terra.Eu acho que no final das contas todos os partidos(PS,PSD,PCP),perderão votos para o BE,e estou convencido que o PS é o que mais perderá,no entanto nada que atormente muito Cabral.Apesar de alguns erros e insuficiencias gritantes da equipa actual do PS,a alternativa oferecida pelo PSD faz-me lembrar uma falsa partida nas corridas de velocidade.
    Se o PSD fosse capaz de juntar os seus melhores quadros,sem a "fagocitose" que tanto o prejudica,talvez pudesse aspirar a um bom resultado ,quiçá a uma vitória eleitoral,se soubesse explorar as divisões evidentes no campo socialista(MOE incluído),mas César não me pareceu nunca capaz de tal empreitada,assim teremos mais do mesmo.

    ResponderEliminar