domingo, 26 de setembro de 2010

da Portugalia



A primeira vez que fui à Portugalia devia ter uns dez anos. À Portugalia, porque na altura só havia uma: a da Almirante Reis.
Fiquei esmagado com tanta sofisticação: um edifício avassalador (quando se tem dez anos, tudo nos parece enorme), copos com um emblema e com o nome do restaurante (não me lembro, mas tenho quase a certeza que não bebi cerveja), batatinhas fritas servidas à parte e um bife assim imerso num molho espesso - natas, entre outras coisas, disseram-me na altura.
Natas!
Há trinta anos, natas era uma coisa luxuosa. Como o eram champignons, ou o ananás ou o marisco.
Um dia alguém ofereceu uma lagosta ao meu pai e lembro-me que à falta de ideias suficientemente grandiosas para a servir, foi ficando na arca. Dois anos. Quando a tirámos, estava parcialmente seca.
Ainda hoje, e embora já tenha comido muito quilo de bife, ainda hoje considero como definição de bife, o bife da Portugalia. Chamem-me conservador. É justo. Um dia destes ouvi o Miguel Esteves Cardoso no programa do Carlos Vaz Marques na TSF a dizer que um conservador é aquela pessoa que gosta de manter intactas (disse mais ou menos assim) as coisas que funcionam bem. Eu subscrevo.
Hoje almocei numa Portugalia. A de Coimbra, por comodidade. Tinha a familia a fazer turismo de guerra por terras da encosta leste do Bussaco e como tinha que vir trabalhar, aproveitei. Uma das poucas mordomias de ser recepcionista em part-time com ordenado de director.
E porque sou conservador, conservei-me fiel ao "do costume": um creme de camarão, um bife do lombo mal passado com molho Portugalia, batatinhas e uma quantas imperiais (Sagres, não me canso de reclamar).
Irrepreensível.
Confirmo a definição: bife é na Portugalia.
Suculento e tenríssimo.

Nota de rodapé - Sei que o molho não leva natas, mas como sou conservador e durante anos achei que levava, assumo. É engrossado com amido, provavelmente Maizena. Mas leva leite, e mais um ingrediente misterioso que não revelo.

3 comentários:

  1. Ainda não experimentei a de Coimbra!
    Mas lá chegarei!
    Antes teremos que ir à Praxis, que não está esquecido, apenas em stanby!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ahah!
    Sei que não estás à espera, por isso os remorsos não são muitos!
    Mas a possibilidade de um almoço divertido e com boa disposição é sempre uma enorme tentação!
    Abraço

    ResponderEliminar