segunda-feira, 21 de julho de 2008

Silly Season, Silly People?


Vi esta madrugada o programa "Boa noite Alvim" da Sic Radical. Confesso que não me lembro se era original ou repetido, mas para o caso isso também não interessa nada.
Os convidados eram Ana Lourenço, pivot da Sic Noticias e um matemático que eu até admiro mas de quem, desgraçadamente, não sei o nome.
Como seria de esperar, a conversa com Ana Lourenço acabou por desaguar no tristemente célebre episódio "Santana Lopes versus José Mourinho".
À pergunta, entediantemente comum de "hoje voltarias a fazer o mesmo?", Ana Lourenço respondeu, sem responder, que apenas cumpriu ordens de quem manda.
Compreendi-a porque tal tambem já me aconteceu algumas vezes.
O pior foi depois.
Não se conteve, esboçou um sorriso quando demonstrou estranheza pela solidariedade recebida pelo político da parte dos seus pares e ainda se atreveu a dar a entender que tudo aquilo não passaria de um (mais um) número daqueles que Pedro Santana Lopes faz tão bem.
Melhor esteve Ricardo Costa que à época se limitou a dizer que tinha sido uma decisão editorial.
Realmente não foi a pivot quem tomou a decisão. Realmente não cabe à pivot fazer juízos de valor sobre as pessoas que está a entrevistar.
Obviamente que eu estaria a escrever precisamente a mesma coisa independentemente do quadrante político da pessoa em questão. Qualquer pessoa tem o direito de se indignar quando é convidada e depois trocada por uma qualquer banalidade (Mourinho estava apenas a chegar ao aeroporto e nem sequer abriu a boca).
Razão tem Henrique Medina Carreira quando diz que isto é um país a brincar.


1 comentário: