sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Portugal empreendedor


Nicolas Cage usa no seu banho um sabonete português.
Oprah Winfrey incluiu no cabaz de Natal de 2007, produtos de beleza portugueses(www.oprah.com/slideshow/oprahshow/slideshow1_ss_gifts_oft_350/10).
Existe hoje uma apetência cada vez maior do mercado para produtos de luxo que nos transportem para um passado de artesãos dedicados e iguarias produzidas à mão. Oficinas imaculadas onde calmamente se produzem as loções, os unguentos e os pós de perlimpimpim que iluminam os sonhos.
Dedos sábios que aconchegam os sabonetes em papel de seda e mãos experientes que os embrulham em embalagens com motivos castos e quase pueris, alguns inalterados desde há mais de cem anos.
Produzem-se hoje em Portugal, com marca portuguesa, alguns dos sabonetes mais famosos do mundo do glamour.
Não devo errar muito se disser que competem com os famosíssimos Roger & Gallet, considerados durante décadas como os embaixadores do luxo, no que respeita a barras de sabão. A Clausporto (http://www.clausporto.com/) é a marca Prime da empresa portuguesa Ach. Brito que produz alguns dos sabonetes correntes mais famosos da nossa infância como o Musgo Real ou o Patti . A história pode ler-se no site.
Este abrir de portas ao mundo deveu-se primeiro à empresa, que nunca deixou de acreditar e empreender, mas também a um advogado de Nova Iorque e a uma distribuidora americana (http://www.lafco.com/) que já se encarregou de colocar os produtos Clausporto em todo o território americano e também no Canadá.
Por cá já há mais quem se tenha mexido e entraram (ou reentraram) no mercado mais duas marcas que prometem dar continuidade a esta apetência por um tipo de produtos portugueses que, pelos vistos, continuam, firmes, na moda: a Saboaria Portugueza (www.saboaria.com/catalog/welcome.do) e a Castelbel (http://www.castelbel.com/).
Excelentes presentes de Natal.

14 comentários: