sexta-feira, 13 de março de 2009

Da formalidade

Foto João MC Santos

Uma acta é um documento formal.
Uma acta de uma reunião camarária é um documento imprescindível à memória de um município.
Pela leitura da acta nº4 da Reunião Ordinária da Câmara Municipal da Mealhada de 19 de Fevereiro de 2009, fiquei informado que, alegadamente, o Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Mealhada terá proferido, numa entrevista, palavras que poderão ser consideradas como insinuações alegadamente atentatórias da competência e da imparcialidade da responsável pelo Gabinete Jurídico da C.M.M.
O assunto foi apresentado durante o periodo antes da ordem do dia por um vereador da oposição que solicitou explicações ao executivo acerca da "ligeireza" com que o assunto terá sido desvalorizado.
Matérias deste teor não podem ter como resposta o silêncio, a não ser que exista, da parte do executivo, uma leitura diferente da apresentada.
Não me parece ter sido o caso pois as palavras do vereador proponente do assunto foram, ainda segundo a acta, secundadas e amplificadas pela esmagadora maioria dos membros do executivo.
Pondo de lado a questão da veracidade ou não da existência de tais insinuações, assunto que não tenho condições de aferir, reparo que a dada altura da discussão consta da acta um comentário da senhora Vice Presidente da C.M.M. que transcrevo na integra: "A Senhora Vice-Presidente tomou a palavra para referir que na sua opinião não há resposta possível às palavras proferidas na entrevista, porque toda a gente conhece o Senhor Presidente da Assembleia Municipal."
Esperava-se de seguida a explosiva confirmação de uma possível inimputabilidade do senhor, quiçá de uma listagem das situações em que anteriormente tal já se passara, por absurdo uma desculpabilização alicerçada nas públicas lutas intestinas do PS concelhio.
Nada!
Não tendo as palavras da senhora Vice Presidente sido completadas por qualquer explicação para, pelo menos, a expressão "toda a gente conhece", pergunto-me se não estaremos perante um exemplo daquilo que os brasileiros apelidam de "pisou na bola"!
É que, embora de forma aparentemente mais velada, também nesta frase se podem pescar insinuações ao estilo de Octávio Machado e do seu proverbial "vocês sabem ao que me refiro".
Se começamos a entrar por aí, mesmo sabendo que falta pouco para as eleições, é o concelho que perde.
Perdemos todos nós.
Quem não pretende concretizar, manda a sensatez não insinuar.
Serve este conselho para todos, sem excepção.

14 comentários:

  1. Mas, no seu proverbial megaloegocentrismo, ditou ainda, para a acta, a Srª Vice Presidente: "mas que todas as pessoas sabem como o Dr. Rui Marqueiro deixou
    o Concelho e como está agora".
    Ou seja, implícitamente, a Srª V.P. desclassifica totalmente a capacidade realizadora do Dr R.M! Segundo o modo de pensar daquela cabecinha, só ela terá capacidade para segregar os ditosos pensamentos que serão os responsáveis pelo grande salto do concelho (? onde é que está o salto? queriam não ter mexido uma palha, era?. Ninguém, a não ser ela e o seu grupúsculo seriam capazes de semelhante façanha! Já não são os pensamentos dos socialistas. São os SEUS gloriosos pensamentos e os gloriosos pensamentos do grupelho de socialistas a que a Srª V.P. julga pertencer, hoje. Sim, hoje, porque amanhã, quem sabe se a Srª V.P. não alinhará noutro grupusculo de socialistas, grupelhos esses que parecem multiplicar-se mais do que coelhos!! Tanto a nível local, como nacional.

    ResponderEliminar
  2. Mas, no seu proverbial megaloegocentrismo, ditou ainda, para a acta, a Srª Vice Presidente:
    "...mas que todas as pessoas sabem como o Dr. Rui Marqueiro deixou
    o Concelho e como está agora".
    Ou seja, implícitamente, a Srª V.P. desclassifica totalmente a capacidade realizadora do Dr R.M!
    Segundo o modo de pensar daquela cabecinha, só ela terá capacidade para segregar os ditosos pensamentos que serão os responsáveis pelo grande salto do concelho.
    (? onde é que está o salto? queriam não ter mexido uma palha, era?).
    Ninguém, a não ser ela e o seu grupúsculo seriam capazes de semelhante façanha! Já não são os pensamentos dos socialistas. São os SEUS gloriosos pensamentos e os gloriosos pensamentos do grupelho de socialistas a que a Srª V.P. julga pertencer, hoje.
    Sim, hoje, porque amanhã, quem sabe se a Srª V.P. não alinhará noutro grupusculo de socialistas, grupelhos esses que parecem multiplicar-se mais do que coelhos!!
    Tanto a nível local, como nacional.

    ResponderEliminar
  3. Que estranha, esta unanimidade, nas vergastadas ao Dr Rui Marqueiro!
    Eu também não morro de amores pelo homem, mas que diabo! Só beijinhos e abraços para o executivo e serviços jurídicos.
    Tanto salamaleque, tanta unanimidade, chega a enjoar!!

    ResponderEliminar
  4. Não é normal, mesmo considerando a anormalidade que grassa no concelho!

    ResponderEliminar
  5. Será que ainda chegaremos a ver alguns dos actuais nomes que integram a vereação PSD nas listas do PS?
    E, para cúmulo, o nome do Dr R.M. nas listas do PSD?
    Embora seja muito estranho, a mim já nada me admira!

    ResponderEliminar
  6. Mesmo que, um dia, veja o pétreo e minúsculo porquito da rotunda a pedalar em cima de uma bicicleta, muito bem equilibrado, lá no alto seu pedrestal, volteando-se em círculos, mesmo não tendo espaço para isso.
    Mesmo que um dia dê de trombas com esse improvável espectáculo,não poderei deixar de pensar que é estranho, mas terei de admitir que não é impossível.
    Neste Concelho tudo é possível.

    ResponderEliminar
  7. O Marqueiro pelo PSD pelo menos tinha votos. O Carvalheira é um desclassificado!

    ResponderEliminar
  8. A melhor maneira de manchar a honra de alguém é insinuar algo mostrando não ter bem a certeza, nem do assunto nem da fonte, e depois lavar as mãos.
    É tipico neste concelho.

    ResponderEliminar
  9. Miranda Ferreira porta voz do Carvalheira insinua que José Calhoa faz negócios estranhos entre a empresa do sogro e a Câmara onde é vereador. Nada se prova mas o bicho ficou entalado com o sogro.
    Marqueiro insinua que a advogada é boa mas que fez o serviço a mando do Cabral por motivos que só ele conhece.
    A Filomena insinua que Marqueiro é persona non grata mas não sabe bem porquê nem por quem.
    Carvalheira insinua que é só corrupção na Câmara mas também não sabe nem como nem por quem.
    Este é o panorama político do concelho.
    Só falta mesmo alguém insinuar que a entrada na Santa Casa depende da amizade da familia Peres!!!

    ResponderEliminar
  10. Se o bicho ficou entalado com o sogro, é porque, afinal, havia peçonha!

    ResponderEliminar
  11. Insinua, insinua, insinua. Acha que são apenas insinuações?
    Ou será antes a denuncia pública de indícios que valeria a pena identificar.
    E não seria mais próprio que os alvos de tais indícios pedissem, eles próprios, uma investigação pública, em vez de se armarem em vítimas e andarem por aí, todos encolhidos, com o rabinho entre as pernas?

    ResponderEliminar
  12. Insinua, insinua, insinua. Acha que são apenas insinuações?
    Ou não será antes a denuncia pública de indícios, que valeria a pena investigar?
    E não seria mais curial que os alvos de tais indícios pedissem, eles próprios, uma investigação pública, em vez de andarem por aí, todos encolhidos, com o rabinho entre as pernas, como se fossem puras donzelas, vítimas inocentes?

    ResponderEliminar
  13. Gosto mais da ultima versão...

    ResponderEliminar
  14. Tambem eu.
    Tem menos erros de gramática, e além disso é mais directa no objectivo.
    Objectivo este já por várias vezes sugerido nos Blogs do Concelho. Peçam uma auditoria, pôrra! Mas a isso, os visados, as donzelas ofendidas, dizem nada. Fazem-se surdos, moucos, descompreendidos. Mas esse é, repito, o único caminho ao seu dispôr, se de facto têm uma honra a defender.
    O resto é conversa fiada, é fumaça para tentar dissumular o indisfarçável.

    ResponderEliminar