terça-feira, 24 de março de 2009

Dos ícones


No início do sec XX, Henry Ford propôs-se criar um automóvel que fosse acessível à classe média americana: nasceu o Ford T.
No meio do sec XX, Andre Citröen propôs-se criar um automóvel barato que transportasse comodamente quatro adultos e um saco de batatas: nasceu o Citröen 2CV.
No início do sec XXI, Ratan Tata propôs-se criar um automóvel tão acessível que permita ao indiano médio deixar de transportar a sua família de motociclo: nasceu o Tata Nano.
A India tem uma média de apenas oito carros por cada mil habitantes.
O potêncial de venda do Tata Nano é imenso - tudo indica que será vendido (na India) a cerca de mil e quatrocentos euros.
Uma grande ideia. Uma ideia para o povo como foram as de Henry Ford e de Andre Citröen.
O único senão é que o carro não tem sistema de controlo de emissão de gases.

2 comentários:

  1. Pedro falta mencionar talvez o mais famoso de todos os carros para o Povo-o VOLKSWAGEN CAROCHA-eu sei que é dificil recordar essa história-a mim ainda me causa nauseas-mas o Carochinha não tem culpa e foi o meu primeiro e saudoso automovel.

    ResponderEliminar
  2. Eu pretendi falar na ideia por detrás do ícone.
    Infelizmente o Carocha não se enquadra: foi idealizado para trabalhar sem água no apoio à Afrika Korps no deserto durante a Segunda Guerra Mundial.
    Só por isso ficou de fora.

    ResponderEliminar