sexta-feira, 24 de julho de 2009

Época balnear


Eu sei que por eles só haveria vantagens se o mar chegasse à Lameira, mas mesmo assim eu continuo a gostar de ir ao Luso.
No domingo passado almocei na esplanada do lago: comi bem e fui bem atendido num ambiente extremamente simpático por um preço que me pareceu justo. Pretendo voltar.
Sou um turista.
Os bares do Luso têm feito um esforço enorme de animação e promoção que, pelas informações que tenho recebido, têm dado algum resultado. Aí já sou menos turista porque quando vou para os copos, vou para os copos, e como só me rodeio de bêbados, existem acrescidos problemas de logística rodoviária. No fim não há quem consiga trazer o carro, logo, bebe-se mesmo aqui por baixo onde ainda é seguro andar a pé.
Quem não é de todo turista são os tais milhares que por vezes são vistos no Luso a encher os garrafões e a fazer xixi. Esses, mesmo que fosse construido um Dolce Vita em frente à fonte de S. João não gastariam um centimo.
Se não gasta dinheiro, não é turista. A verdade é esta por muito crua e elitista que possa parecer. E como o que está em cima da mesa neste momento é o esbracejar da actividade económica no Luso, é disto que se deve falar.
A atitude da SAL, tomando como válida a informação de que seria possível fazer as obras no Inverno, demonstra mais uma vez que as termas são apenas um carrapato que a empresa tem que carregar para poder continuar a extrair água e a encher os cofres.
Eu não acredito na bondade da Sociedade das Águas do Luso em relação ao negócio termal.
Correndo o risco de ser demagogo, continuo a achar que a Câmara Municipal da Mealhada poderia fazer mais do que faz em relação a todo este assunto. A CMM age por reacção (às vezes depois de menosprezar os assuntos) quando deveria liderar o processo. Tenho alguma curiosidade em saber quantas pessoas serão transportadas pela bizarra "ponte aérea" a operar entre o Luso e a Curia. Isto se os comerciantes da Curia não correrem de lá o autocarro a pontapé porque também eles têm lá muitas camas para ocupar.
Sem qualquer assomo de falsa modéstia, garanto que teria todo o prazer em assumir que estou enganado.
Claro que nem tudo serão más notícias. O projecto de um novo hotel de 5 estrelas para a avenida dos Castanheiros avança a passos largos.
Aconselha-se muita prudência na expectativa: em Coimbra esteve projectado um hotel Hilton num terreno da zona da Boavista, paredes-meias com o Mondego. Hoje está lá o terreno, que tem ido à praça por um valor inferior à indemnização que um dos inquilinos de um casebre lá implantado pede para sair. E não aparece quem se chegue à frente.
O contrato do Palace do Bussaco vegeta. Esperemos que arranque agora que já há corpos gerentes para a Fundação. Desejo-lhes a maior das sortes.
O que realmente parece estar garantido é a tal praia na Lameira, pelo menos a julgar pelas sereias de biquini que se bronzeiam na zona da Cova d'Areia. Um dia destes aparece por lá o homem da bolacha americana!




11 comentários:

  1. Mais um artigo interessante e que de facto tem toda a propriedade.Sem entrar em politiquices penso que a camara ao escolher esta altura para as obras não ponderou todo o impacto negativo que traria para a economia local. De certeza que não agiu de má fé mas caramba estão lá para pensar e agir em beneficio do concelho. Se o chá com porradas não continuasse perdiam-se artigos de opinião com esta qualidade. Parabens por mais um exelente post...

    ResponderEliminar
  2. E o sonho lunático do Jorge Carvalho lá foi.
    Ele ia ser chefe de Gabinete do Marqueiro.
    Ele ia ser vereador do Marqueiro.
    Ele ia ser Eurodeputado.
    Ele ia ser Deputado.
    E ontem lá foi para fora da lista.
    Jorge vê lá se seguras o lugar na Junta porque mesmo esse tá tremido.
    Ainda vai ser o Carvalheira a desenrrascar-te. Pelo menos mereces depois da ajuda que lhe tens dado.

    ResponderEliminar
  3. O Carvalheira só me disse a mim que já fazia do Jorge Carvalho o que queria. Como é que mais pessoas sabem?
    O Carvalheira quando diz que é segredo é mesmo segredo. Não estou a perceber.

    ResponderEliminar
  4. Escrevi o primeiro comentario a este post mas já vi que estes politiqueiros rasca não o lêm sequer. Peço desculpa Pedro porque eles não sabem o que fazem...Apenas procuram um post recente para virem com tretas e mais tretas, agora compreendo a sua duvida em continuar com o blog. É pena quererem estragar o seu trabalho...Espero sinceramente que não o consigam...

    ResponderEliminar
  5. Escrevi o segundo comentário e sei o que faço. Se não queres ler não lês. Eu também tive que gramar o teu comentário e não te queimei a paciência.

    ResponderEliminar
  6. Eu escrevi o terceiro comentário e dou razão ao quarto. sem o Chá não podia vir aqui falar do que me apetece sem asneirolas e sem ofensas.

    ResponderEliminar
  7. Eu escrevi o primeiro comentário e discordo dos senhores. Sou muito mais educado. Devia ser proibbido falar aqui do Jorge Carvalho e do Carvalheira. Falemos apenas de coisitas sérias.

    ResponderEliminar
  8. Será que o maluco já veio de férias?

    ResponderEliminar
  9. Por isso é que tive tantos anónimos a pedirem-me para não fechar o blogue.
    Vêm para aqui coçar a micose.
    Desde que não tragam para cá o H1N1.
    Isto é a sala de chuto deles.

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Pedro:
    Este post e o seu comentário a propósito dos micóticos, vão certamente ficar nos arquivos das preciosidades.
    Dei por mim a soltar uma grandessíssima gargalhada. Eu, que até sou um macambúzio sisudo, ri, espontâneamente, embora sem vontade de rir nenhuma, porque o assunto do post, esse é, verdadeiramente, todo ele um motivo para chorar.
    Continue, companheiro! Farol da consciência e do bom senso da Mealhada, mas com um bom humor a toda a prova, porque de sisudos como eu, ninguém precisa!

    ResponderEliminar
  11. Escrevi o primeiro comentário e este. Não percebo como aparecem 2 pessoas a amarfanhar os poucos neuronios que tenho e a minha fraca prosa...Se calhar tenho futuro na politica!!!! Pelo menos 2 pessoas que se identificam com o que penso e escrevo!!!
    Cada um escreve sobre o que quer e o autor do blog usa a censura como bem quiser, portanto os comentarios seguintes têm a mesma legitimidade que o meu...

    ResponderEliminar