quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Na cidade mais importante do mundo

Se calhar porque tenho tido sorte, sempre deixei que fosse a vida a levar-me e raramente o contrário. Sei precisamente o que não quero e evito o que não gosto, mas raramente corri ou corro atrás de sonhos ou ilusões. Aplica-se a mim que nem uma luva o chavão: “Se a vida te dá limões, faz uma limonada”.
Em contrapartida, tento incentivar e motivar os me rodeiam sempre que se esforçam em busca de melhor. Sou assumidamente acomodado comigo mas fico incomodado com o comodismo dos outros.
Por esta altura do ano mas em 1995, tive uma conversa com um colega de trabalho, hoje reformado, que se preparava, desgostoso, para matricular o filho no décimo ano pela terceira vez consecutiva.
Um homem de trabalho que tinha orgulho em ter conseguido com grande esforço licenciar duas filhas mais velhas, tinha naquele momento em casa um rapaz relapso e desmotivado e isso causava-lhe uma imensa frustração.
Aconselhei-o a tentar um curso profissional na área da hotelaria. Talvez na cozinha que, já nessa altura, era uma área de elevado potencial.
A primeira resistência veio, directa e carregada de desapontamento, nestas palavras: Mas eu formei duas filhas sem poder e agora que posso, tenho que contentar-me com um filho cozinheiro. Eu posso dar-lhe mais que isso, ele é que não trabalha.
Enchi-me de brio e disse-lhe apenas que, se o miúdo quisesse, cinco anos depois de acabar o curso, estaria a ganhar mais que qualquer uma das irmãs e sem problemas de empregabilidade.
Foi pensar.
O Bruno inscreveu-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e terminou o curso de Cozinha/Pastelaria em 1998 ainda a tempo de ter como primeiro emprego um lugar na cozinha do Pavilhão de Portugal na Expo 98.
Daí para cá cruzei-me esporádicamente com ele, mas sempre que encontro o pai pergunto-lhe pela carreira do rapaz.
Hoje, e soube-o esta manhã pela boca de um pai que não escondeu o prazer de me dar a notícia, o Bruno tem um cargo de chefia numa das cozinhas do hotel Hilton de Pequim, a cidade que amanhã vai ser a mais importante do mundo.
Fiquei feliz por ele.

Há coisas que nos aconchegam a alma!

2 comentários:

  1. Afinal és humano!
    Estou admirada.

    ResponderEliminar
  2. Legal. É muito interessante ver essas coisas de economia mundial, adoro geografia :D

    ResponderEliminar