segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A dimensão humana

Hoje almocei no Irish Pub na companhia de uma (foram mais, confesso) fiel Guinness e de um grande amigo que já não via há mais de um ano.
Lá fora parecia mesmo a Irlanda. O vento e a chuva fustigavam as vidraças e o Mondego, indiferente à crise, corria cinzento como chumbo.
As gaivotas, que já são seguramente milhares, levantavam e poisavam ritmadamente como se uma estranha coreografia as comandasse.
O meu amigo sempre foi um homem muito viajado, tendo-se ultimamente fixado pelo Oriente - Laos, Vietname, China, Singapura, Tailândia, Malásia, Birmânia...
Conheço-o há perto de vinte anos e sempre foi uma das pessoas mais intelectualmente estimulantes com quem tive até hoje o privilégio de privar. Disse-me um dia que se encontra mais dimensão humana num birmanês ou num vietnamita cujo único haver é uma taça de arroz, que num ocidental carregado de doutoramentos.
Eu nunca me esqueci da dimensão humana: um estado a que se acede com sabedoria e não um título que se conquista com estudo.
Hoje conversámos sobre a falência do modo de vida ocidental: o nosso.
As lojas mais esplendorosas das maiores griffes planetárias já não se encontram em Paris ou em Nova Iorque, mas em Xangai. Por este andar, os Europeus vão acabar a coser sapatos para os chineses e para os indianos aos preços e nas condições de trabalho em que eles o fazem hoje para nós.
O paradigma do mundo está a mudar e o Ocidente perde mais tempo a discutir coisas menores, que a pensar no futuro. A segurança dada pelo conforto do nosso actual estilo de vida é aparente; oca!
A crise mais que financeira ou económica, é civilizacional.

6 comentários:

  1. Eles já estão aí em força. Entraram devagarinha e agora queres melhor prova do que ir a um restaurante chinês com empregados ocidentais?! Até nas lojas dos chineses...já não há só chineses a trabalhar.
    Nós continuaremos distraidamente a discutir e quando acordarmos...

    ResponderEliminar
  2. Lista do PSD para a Assembleia Municipal
    1 José Peres
    2 João Peres
    3 Manuel Jacinto
    4 Carlos Pinheiro
    5 Bruno Peres
    6 Rui Frias
    7 Santiago Melo
    8 Carla Carvalheira
    9 Antonio Pimenta

    ResponderEliminar
  3. Epá o PSD com essa lista vai longe. O Clã Peres é que domina!!

    ResponderEliminar
  4. Pedro Costa a Guinesse devia ter 5 litros...

    ResponderEliminar
  5. Really nice post, you got great blog and Thank you for sharing This excellently written content. Waiting for next one.
    Samsung Laptops

    ResponderEliminar
  6. Really nice post, you got great blog and Thank you for sharing This excellently written content. Waiting for next one.
    Samsung Laptops

    ResponderEliminar