segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A dimensão humana

Hoje almocei no Irish Pub na companhia de uma (foram mais, confesso) fiel Guinness e de um grande amigo que já não via há mais de um ano.
Lá fora parecia mesmo a Irlanda. O vento e a chuva fustigavam as vidraças e o Mondego, indiferente à crise, corria cinzento como chumbo.
As gaivotas, que já são seguramente milhares, levantavam e poisavam ritmadamente como se uma estranha coreografia as comandasse.
O meu amigo sempre foi um homem muito viajado, tendo-se ultimamente fixado pelo Oriente - Laos, Vietname, China, Singapura, Tailândia, Malásia, Birmânia...
Conheço-o há perto de vinte anos e sempre foi uma das pessoas mais intelectualmente estimulantes com quem tive até hoje o privilégio de privar. Disse-me um dia que se encontra mais dimensão humana num birmanês ou num vietnamita cujo único haver é uma taça de arroz, que num ocidental carregado de doutoramentos.
Eu nunca me esqueci da dimensão humana: um estado a que se acede com sabedoria e não um título que se conquista com estudo.
Hoje conversámos sobre a falência do modo de vida ocidental: o nosso.
As lojas mais esplendorosas das maiores griffes planetárias já não se encontram em Paris ou em Nova Iorque, mas em Xangai. Por este andar, os Europeus vão acabar a coser sapatos para os chineses e para os indianos aos preços e nas condições de trabalho em que eles o fazem hoje para nós.
O paradigma do mundo está a mudar e o Ocidente perde mais tempo a discutir coisas menores, que a pensar no futuro. A segurança dada pelo conforto do nosso actual estilo de vida é aparente; oca!
A crise mais que financeira ou económica, é civilizacional.

4 comentários:

  1. Eles já estão aí em força. Entraram devagarinha e agora queres melhor prova do que ir a um restaurante chinês com empregados ocidentais?! Até nas lojas dos chineses...já não há só chineses a trabalhar.
    Nós continuaremos distraidamente a discutir e quando acordarmos...

    ResponderEliminar
  2. Lista do PSD para a Assembleia Municipal
    1 José Peres
    2 João Peres
    3 Manuel Jacinto
    4 Carlos Pinheiro
    5 Bruno Peres
    6 Rui Frias
    7 Santiago Melo
    8 Carla Carvalheira
    9 Antonio Pimenta

    ResponderEliminar
  3. Epá o PSD com essa lista vai longe. O Clã Peres é que domina!!

    ResponderEliminar
  4. Pedro Costa a Guinesse devia ter 5 litros...

    ResponderEliminar