quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

das competências


Decorreu hoje nas instalações da Junta de Freguesia da Mealhada mais uma sessão de trabalho promovida pelo Centro de Novas Oportunidades a funcionar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, com o objectivo de proporcionar a necessária Certificação de Aptidão Profissional aos profissionais da hotelaria e similares.
A certificação profissional é acima de tudo uma forma de dignificação do trabalho mas é também um imperativo legal.
Felizmente o número de aderentes tem aumentado de sessão para sessão mas mesmo assim todas as formas de divulgação são poucas para uma região que tanta gente tem a trabalhar nesta área sem qualquer espécie de protecção.
A última alteração ao Código de Trabalho efectuada através da lei 7/2009 de 12 de Fevereiro vai introduzindo este tema com cada vez mais veemência (ver aqui) e pouco me espantaria se numa próxima alteração, a falta de certificação constasse na lista das razões para justa causa de despedimento.
É pois de primordial importância que os profissionais tratem de passar para o papel toda a sua experiência acumulada a muito custo para que todo esse esforço não se venha a revelar ter sido em vão.

Sem comentários:

Enviar um comentário