sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A estrela


Ricardo Costa, o rapaz da foto, é chefe de cozinha (ou chef como lhes chamam agora) do Largo do Paço , o restaurante da Casa da Calçada, excelente hotel de Amarante.
Com o Ricardo aos comandos, o Largo do Paço recuperou a estrela Michelin que outrora lhe pertenceu e que entretanto perdera.
O Ricardo fez a sua formação inicial na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, foi meu aluno e meu estagiário no hotel e, felizmente para ele, encarregou-me de lhe arranjar maneira de vir treinar para o GDM porque a sua verdadeira paixão era o futebol.
Digo felizmente porque, ao pedir-me a mim, garantiu o seu afastamento do futebol, o que lhe permitiu dedicar-se àquilo para que tinha jeito. Acho que fez muito bem.
Na época cheguei a falar no assunto ao Sr João Peres que me disse para o mandar aparecer num treino. Nunca apareceu, se calhar porque nunca lhe transmiti o recado.
Fica a dever-me essa atenção.
Faz agora parte da restrita equipa dos chefes portugueses que actualmente ostentam a famosa estrela, juntamente com Albano Lourenço da Quinta das Lágrimas e José Avillez do Tavares.
Agora mãozinhas ao trabalho que, mais difícil que ganhá-las, só mesmo mantê-las.

4 comentários:

  1. É por isso que todos têm medo do João Peres. Todos lhe pedem favores.

    ResponderEliminar
  2. Ó Pedro, por isso é que estás na lista do peres para os Bombeiros...
    Ninguém fala dos Bombeiros, porque será?????????

    ResponderEliminar
  3. Quando escrevi que ele foi meu aluno foi apenas para dizer que o conheço e para justificar o facto de estar contente pelo seu sucesso.
    Não me lembro muito bem, mas devo ter-lhe dado aulas de Tecnologia de Mercadorias ou de Técnica Hoteleira ou de Controlo de Alimentação e Bebidas - aquelas disciplinas de 1 hora por semana.
    O verdadeiro responsável pela formação do Ricardo enquanto cozinheiro chama-se José Luis Pimentel Lavrador, que as pessoas conhecem por ser o cozinheiro da selecção nacional de futebol, mas que é ainda hoje o monitor chefe de cozinha da EHTC.
    A única coisa que posso reclamar para mim é ter contribuido para ele não ser jogador da bola, mas isso só me trouxe dissabores: até tive que ir para a lista dos bombeiros por causa disso - disso e da ameaça de uns sapatos de cimento caso não aceitasse.
    lolol
    Abraço, Nuno, e curte o Xacobeo.

    ResponderEliminar