quinta-feira, 9 de maio de 2024

da Xaropada mais famosa do mundo

 

(A imagem foi surripiada à Wikipédia)


John Pemberton foi ferido numa perna na Guerra Civil americana e ficou dependente do uso de produtos para combater as dores para o resto da vida.
De regresso a Atlanta, estabeleceu-se como boticário (o que é hoje um farmaceutico) para conseguir ter acesso mais facilitado aos produtos, opiácios e outros, que lhe permitissem atenuar as dores.
Neste mesmo dia, mas em 1886, vendeu na sua botica a primeira dose de um xarope estimulante que inventou e que prometia (e cumpria) uma saúde ferro e muita vitalidade a quem o tomasse.
Assim nasceu a Coca-Cola.
Coca porque tinha efectivamente extracto de folha de coca e cola porque a cafeína do produto provinha da noz de Kola.
A Coca Cola é o produto comercial mais bem sucedido do mundo. 
Começou por ser vendida como xarope ao qual se acrescentava água, depois foi adoçada e passou a ser vendida em cafés e restaurantes onde era servida com água gaseificada, até ser engarrafada e distribuída pelo comércio a partir de 1894.
A expansão pelo mundo aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial ao ser fornecida aos soldados americanos estacionados na Europa e o crescimento da marca nunca mais parou.
Logo a seguir à guerra, já se vendiam mais de quarenta mil garrafas de Coca-Cola por minuto em todo o mundo.
No início do sec. XX, o sucesso do produto tornou-se obvio e nasceram em vários locais dos Estados Unidos vendedores a comercializarem cópias da bebida ou mesmo bebidas originais vendidas com nomes semelhantes e em garrafas semelhantes.
Em face disto, a Coca-Cola resolveu criar uma garrafa única, devidamente patenteada, que pudesse ser reconhecida no escuro ou mesmo em cacos, caso caísse e se partisse.
Acerca da garrafa, existem duas curiosidades históricas, ambas por confirmar, mas deliciosas.
A primeira que diz que a actual garrafa, mais magra que a original criada em 1916 pela Root Glass Company, tem como base as curvas da actriz Mae West e a segunda que diz que a empresa percebeu mal o nome da companhia e pensava que a garrafa se destinava a conter cacau e que por isso a desenhou semelhante a uma noz de cacau.
O que se sabe, e isto é facto, é que a garrafa da coca-Cola é um ícone da cultura pop do seculo XX, tão famosa como o líquido que contém.
E tudo começou com um xarope estimulante inventado por um homem que, actualmente seria, é o mais provável, viciado em oxicodona. 

Sem comentários:

Enviar um comentário