domingo, 9 de novembro de 2008

Gás


Em 1783, um alemão naturalizado suiço ,inventou uma maquineta que permitiu, com base em estudos anteriores de Priestley e Lavoisier, a criação de água gaseificada de forma artificial.
Esse homem chamava-se Jacob Schweppe e este ano a sua invenção comemora duzentos e vinte e cinco anos anos. "225 anos de autenticidade", segundo os rótulos da Schweppes.
Estavam criados os refrigerantes e é interessante notarmos que ainda hoje são precisamente as marcas mais antigas que controlam o mercado mundial deste tipo de produtos.
A Coca-cola foi criada no século XIX em Atlanta (Georgia-EUA) por um ex tenente-coronel do exército confederado, John Pemberton, ferido em combate, que alegadamente terá ficado viciado em morfina e que acabou por se dedicar à química e à farmacologia, com o intuito de, também alegadamente, poder ter acesso legal a drogas. Verdade ou mentira, o facto é que acabou por criar um refrigerante que combatia as dores de cabeça e que continha, na sua receita original, folhas de cocaina. Hoje presume-se que tal ingrediente não fará parte do preparado, mas mantém-se o mistério - a receita da Coca-cola tem ingredientes secretos.
A Fanta foi criada na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e fabricada nas instalações da Coca-cola alemã uma vez que o óbvio azedume das relações entre os nazis e os americanos acabou com a importação do xarope que permitia (e permite ainda hoje) produzir Coca-cola em qualquer país do mundo. Durante a guerra, os alemães faziam Fanta com os ingredientes que conseguiam arranjar, o que fez com que durante esses anos só se mantivesse o nome: a bebida era sempre diferente. Ficou o nome e é hoje o refrigerante de laranja mais vendido em todo o mundo.
A Schweppes fabrica ou já fabricou quase todos os tipos de refrigerante, mas são três os que se têm mantido como lideres de mercado: o ginger ale (bebida à base de gengibre, inicialmente alcoólica e parecida com a cerveja, hoje com pouca expressão), a água tónica e o bitter lemon que mais não é que água tónica com sabor a limão.
A água tónica ou " indian tonic" será provavelmente o refrigerante gaseificado mais antigo do mundo. Nasceu quando alguns ingleses que viviam na India começaram a juntar água gaseificada ao sulfato de quinino que tomavam para combater a malária, remédio praticamente intragável. Hoje mantém-se o ingrediente, embora em quantidades muito mais civilizadas.
Alguns ingleses mais inteligentes juntaram gin à mistura e criaram uma das melhores (e comprovadamente saudáveis) bebidas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário