quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O homem e a aeronáutica


(Texto recebido por email)

Até os 25 anos o homem equipara-se a um Avião de Papel:
Apenas voos rápidos, de curto alcance e pouca duração.

Dos 25 aos 35 anos equipara-se a um Caça Militar:
Sempre a postos, 7 dias por semana. Ataca qualquer objectivo. Capaz de executar várias missões, mesmo quando separadas por curtos intervalos de tempo.

Dos 35 aos 45 - Aeronave Comercial de voos internacionais:
Opera em horário regular. Destinos de alto nível. Voos longos, com raros sobressaltos. A clientela chega com grande expectativa; no fim, sai cansada, mas satisfeita.

Dos 45 aos 55 - Aeronave Comercial de voos regionais:
Mantém horários regulares. Destinos bastante conhecidos e rotineiros. Os voos nem sempre saem no horário previsto, o que implica mudanças e adaptações que irritam os clientes.

Dos 55 aos 65 - Aeronave de Carga:
Preparação intensa e muito trabalho antes da descolagem. Uma vez no ar, manobra lentamente e proporciona menor conforto durante a viagem. A clientela é composta maioritariamente por malões e tralhas diversas.

Dos 65 aos 70 - Asa Delta:
Exige excelentes condições externas para levantar voo. Tem um trabalho enorme para descolar e, depois, evita manobras bruscas para não cair antes do tempo. Após a aterragem, desmonta e guarda o equipamento.

Dos 70 aos 80 - Planador:
Só voa eventualmente e com auxílio. Repertório de manobras extremamente limitado. Uma vez no chão, precisa de ajuda até para voltar ao hangar.

Após os 80 - Modelo à escala
Só serve para enfeitar.

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto.
    Gostava de o enviar a alguns amigos,vê algum inconveniente se o copiar.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Também o copiei.
    Isto chegou-me por email.
    Faça favor.

    ResponderEliminar