quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Kobe beef



Oito anos depois, voltei a ser convidado para dar aulas na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
Desta vez para leccionar uma disciplina chamada "Cozinhas do Mundo" do curso de Técnicas Avançadas de Cozinha.
Há mais de 15 anos que não encontro pela frente alunos com tanta motivação.
O programa da disciplina permite as maiores liberdades (teóricas) em nome do superior desígnio que é a formação de cozinheiros cultos a vários níveis, objectivo primeiro do curso.
Já criei um blogue temático para a disciplina onde iremos (eu e a turma) despejar literalmente toda a informação que seja ou possa vir a ser útil para a carreira destes profissionais, como é o caso deste video que foi arranjado por um aluno, mal falámos acerca deste e de mais alguns alimentos "incomuns".
Desejo-nos um percurso brilhante enquanto estivermos juntos.

Massagem mais completa aqui: http://www.youtube.com/watch?v=VSU5Iu9Z9qI

9 comentários:

  1. A saga de Peres continua. Depois de meter os seus peões nas listas do PSD não descansou e voltou a mete-los no Carnaval. João Peres, Bruno Peres, Catarina Gradim, Paula Gradim, Sónia Coleta todos metidos no GRES BATUQUE. Têm todos em comum ser pessoas dependentes de Peres. Estão todos no Hospital, incluindo o filhinho, estavam todos nas listas do Carvalheira e agora estão todos no Batuque.

    ResponderEliminar
  2. e olha ai Pedro Costa, vai dar para experimentar esses pratos de cozinhas do mundo? sou um curioso por natureza (e como tal, um grande curioso gastronómico também), e parecia-me muito bem a ideia de ir a Coimbra todas as semanas afiambrar-me a qualquer coisa que nunca me tenha afiambrado antes (desde que o preço não seja indigesto)!!! fica o repto...

    ResponderEliminar
  3. Não fica não que a turma tem 19 alunos e o orçamento é curto.
    Na última aula estivemos a comer rebuçados de ovo,entre outras coisas, para experimentar sensações e sobrou um rebuçado. Teve que ser sorteado sobe pena de haver bofetada.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço, o tal sr. Peres. Admiro sim, é a omnipresença do seu nome em todos e quaisquer postagens, seja qual for o assunto!
    Afinal ainda há gente muito importante...

    ResponderEliminar
  5. eu ia parecer muito burro se dissesse que da resposta dada não entendi o que vão fazer com os pratos confeccionados?

    ResponderEliminar
  6. A disciplina é eminentemente teórica. Estes alunos já tiveram mais de 400 horas de cozinha prática nos dois primeiros semestres.
    O que quer que seja que possa ser confeccionado é para ser consumido pelos alunos, mas isso acontecerá só em relação a iguarias com as quais não contactaram durante a formação prática. Pequenas amostras que ilustrem certos rituais ou certos ingredientes específicos de alguns países: o ritual do caviar na Russia, a cerimónia do chá no Japão, o English Breakfast, a ceia de Thanksgiving nos EUA, os acompanhamentos dos peixes fumados nos países nórdicos, o Pato à Pequim, o foie-gras, a mesa de Natal, etc.
    Se tudo correr bem, haverá demonstrações de cozinha de alguns países mais representativos como o Japão ou a Itália, feitas por profissionais.

    ResponderEliminar
  7. Estou neste momento a ver se consigo comprar uma saca de Kopi Luwak a preço não obsceno para tentarmos descobrir se é caro por ser bom ou se é bom por ser caro.

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao Sr João Peres, trata-se de um mealhadense que aparentemente desperta paixões. Pelos vistos há pessoas que têm assuntos pendentes com o senhor mas que não têm coragem de os resolver directamente.
    Neste momento já não apago os comentários, porque assim estão ao dispor do visado para agir conforme ache conveniente. O chacomporradas é um mero veículo da mensagem e o seu proprietário estará sempre disponível para autorizar o acesso ao back-office do blogue caso seja solicitado.

    ResponderEliminar
  9. Esclarecido qb.

    O bife de alvarenga não deve ficar muito atrás em qualidade, e á frente no custo.
    Eu é que digo...

    ResponderEliminar