terça-feira, 27 de setembro de 2011

do movimento das massas

Comemora-se hoje mais um Dia Mundial do Turismo. Um dia em que alguém ofereceu flores a quem chegou aos aeroportos ou se calhar, devido à crise, nem isso.
No entanto, o turismo é uma das actividades económicas mais importantes do mundo contemporâneo.
É uma área de negócio que gera receitas directas e indirectas colossais, que requer assistência e por isso cria postos de trabalho. Prevê-se que seja a maior actividade económica do mundo dentro de pouquíssimos anos.
O turismo movimenta hoje pessoas muito mais informadas e críticas que antigamente. A sociedade actual, à excepção de alguns nichos que tendem a perder expressão com o tempo, cria turistas que viajam à procura da genuínidade, do encontro de culturas, das paisagens protegidas, das actividades preservadas.
Antigamente as famílias tinham em casa uma toalha de mesa melhor e uma baixela mais requintada, apenas para as visitas, utilizando no dia a dia a toalha remendada e a louça com falhas. Hoje já não é assim: a toalha do dia a dia tem dignidade suficiente para ser apresentada a qualquer visita.
O turista de hoje apercebe-se imediatamente quando a toalha que lhe apresentam não é igual à que é utilizada no dia a dia das regiões que visita. O turista de hoje, independentemente da sua origem, independentemente do facto de ser rico ou pobre, conhece o nível de vida dos locais que visita e sabe avaliar, muito melhor do que antes, se está a ser enganado.
A democratização da informação à escala global, fez voltar ao nível das necessidades básicas, as necessidades do turista: sítio para dormir, sítio para comer e informação local. Todos os outros serviços (saúde, cultura, segurança, transportes, etc) devem ser prestados ao nível do que é prestado aos nativos, o que obriga a um cuidado maior. Resulta disso mais uma das grandes vantagens de acolher turistas: a obrigatoriedade de dotar os destinos de melhor qualidade de vida, estendida, obviamente aos habitantes locais.
Isto apesar de, como um dia me confidenciaram para explicar o porquê de certos comportamentos dos nossos governantes, isto apesar dos turistas não votarem. 

3 comentários:

  1. Os homens do avental andem aí... Reuniões sábados de manhã na antiga Galé. O padrinho da Mealhada é o chefe da comandita...

    ResponderEliminar
  2. Cozinheiros, sapateiros, ferradores ou maçons?

    ResponderEliminar
  3. Maçons e politiqueiros da praça. Misturam-se por lá todos. Fazem negócios e vão fazendo o caminho para as suas escolhas politicas.

    ResponderEliminar