segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dia da implantação da campanha eleitoral autárquica


Comemoram-se hoje os 99 anos da implantação da República.
O primeiro discurso republicano legal, foi proferido a partir da varanda dos Paços do Concelho da cidade de Lisboa, então e agora capital da Nação.
Tradicionalmente, este dia celebra-se com um discurso do Presidente da República nesse mesmo local.
Este ano, optou por não o fazer.
Considero de um mau gosto condenável.
O Senhor Presidente da República é um simbolo da Nação, um orgão de soberania e o garante da coesão nacional. Não se pode deixar enredar por campanhas eleitorais.
Considero também reprovável a conduta do senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ao afastar-se do lugar que lhe cabe nas comemorações.
Os políticos podem ser manipuladores, mas o povo é inteligente e sabe destrinçar os papeis.
Estes dois simbolos da memória de um movimento que culminou com uma das mais radicais mudanças políticas da nossa história contemporânea, são isso mesmo: simbolos.
Nem mais nem menos que isso.
Façam o favor de crescer!

2 comentários:

  1. É verdade Pedro, concordo em absoluto consigo. De facto não sabem distinguir o essencial do acessorio. Como é que uma data nacional influencia as eleições autarquicas??? Será que não sabem fazer discursos extra campanha? O disco só tem uma faixa? Verdadeiramente desnecessário e deselegante. O presidente da Republica de facto anda numa mare menos boa, tem sido pouco feliz nas declaraçoes e atitudes. Ao não comparecer é que influencia as eleições porque em vez de discutirem programas fala-se da sua ausencia. Chega de falsas virgens, precisamos de atitudes positvas e não de jogar ao esconde, esconde...

    ResponderEliminar
  2. Prova de força e/ou birra de meninos mimados! Esta má educação é um bom exemplo de falta de respeito. Pega-se aos mais facciosos que inflamados verborreiam e distribuem até se necessário umas lapadas.

    ResponderEliminar